Estudo das Tecnologias de Comunicação (TIC) aplicados à Educação. Análise das linguagens de comunicação ligadas ao sistema de hipermídia que pode ser usada como comunidades virtuais para aprendizagem.

Pretende-se oferecer ao estudante uma oportunidade de reflexão sobre as concepções sociais culturais de cada período histórico relacionando-os com a educação, como forma de compreender a educação atual e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional mais voltado para a realidade brasileira, contribuindo para a formação de educandos.

A disciplina contribui com o seu referencial teórico e empírico para a interpretação e reflexão da educação, da sociedade e da escola, no contexto da realidade brasileira. Explica as relações sociais, na sociedade capitalista: desigualdade e exclusão social. Analisa a função da escola como prática social numa sociedade multicultural e o papel do educador como mobilizador na construção da cidadania.

A disciplina terá como objeto de estudo o texto, aqui entendido como um espaço privilegiado de encontro de dois sujeitos: o autor e o leitor. Por isso, pretende oferecer um instrumental teórico-analítico no que concerne à linguagem (à verbal em particular), a fim de possibilitar a construção de sentido tanto na recepção quanto na produção de textos. Para isso, fará, também, uma revisão de tópicos essenciais para o adequado uso da língua materna.

A relação entre Psicologia, Psicologia da Educação e Educação. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem em diferentes teorias. Desenvolvimento humano durante a infância, adolescência e vida adulta. Estudos da área de Psicologia que se referem a fatores que possam contribuir para a melhoria da prática pedagógica.