A disciplina tem como foco o ato didático em uma leiturareflexiva e ressignificativa dos conceitos educacionais e da prática docente,em suas variáveis: humana, filosófica, social, histórica e cultural como umespaço de reflexão, ação e integração discente-docente. Inserção da Didática noseguinte contexto: caracterização, problematização e posicionamento quanto àpráxis pedagógica, refletindo nas abordagens didáticas, nas concepções adotadase em seus efeitos na formação do aluno.

Língua Brasileira de Sinais - Libras - Pedagogia - Sala 1

A disciplina trata da deficiência auditiva, suas causas e diagnóstico. No âmbito educacional, trata da estimulação necessária para valorização do aprendizado, do processo da alfabetização, da educação chegando até a capacitação profissional.

Propõe-se a estimular a reflexão filosófica como atitude crítica e de pesquisa bem como a de colaborar para a construção e a explicitação dos conceitos referentes às diversas escolas filosóficas dentro dos tópicos concernentes à Educação.

Aprendizagem: conceito, princípios gerais e epistemológicos. Principais pesquisas e abordagens teóricas. Perspectivas atuais. Conceituação de problemas de aprendizagem e causas específicas. Diagnóstico de problemas de aprendizagem e intervenção institucional. A produção do fracasso escolar e a relação família-escola.

Atividades Complementares

Conceitos estatísticos básicos em relação ao fenômeno educacional. Normas e técnicas utilizadas em educação para distribuição de freqüência e gráficos. Medidas de tendência central nos estudos pedagógicos. Escores em variáveis educacionais. Estudos de probabilidades ligados a fenômenos pedagógicos. Coeficientes de correlação linear de dados educacionais numéricos. Leitura e interpretação de estatísticas referentes à realidade educacional brasileira: distribuição de freqüências, representação gráfica, medidas de tendência central na comparação dos resultados escolares, medidas de dispersão e sua aplicação em educação.