Atividades Complementares

Conceito de linguagens e de literatura. Histórico das características das obras literárias. Ideologia na Literatura Infantil. A literatura Infantil e o desenvolvimento da criança.Contribuições da Literatura Infantil para a leitura e a escrita.Acervo literário Infantil. Procedimentos metodológicos e práticas.O papel do professor/leitor na intervenção pedagógica para a conquista de leiturização.

A disciplina de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Para tanto propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, das práticas da situação de aula e das determinações sociais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico.Trata-se, portanto, de analisar a situação especificamente didática que é a aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a dotar o futuro professor de condições para criar alternativas de atuação por meio do exercício de práticas, envolvendo ainda as questões críticas como disciplina e avaliação.

A disciplina analisará o processo histórico da alfabetização de jovens e adultos, as relações entre analfabetismo, cidadania e sufrágio nas constituições brasileira, o compromisso da escola e da Universidade com a alfabetização de jovens e adultos, os mecanismos de exclusão da escola pública, o ler e o escrever como bens sociais. Além disso, verá o estudo das diferentes funções da Educação de Jovens e Adultos, reparadora, equalizadora e qualificadora e a importância desse compromisso político na formação do pedagogo.

A disciplina fundamenta e analisa as políticas sociais e educacionais a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da LDB, enfatizando o papel desse Estado na elaboração das políticas atuais. Destaca a descentralização na Educação Brasileira e sua organização. Estabelece com os textos legais uma relação prática encontrada na realidade atual na organização da Educação Básica.

A disciplina se desenvolve a partir da articulação entre teoria e prática, com estudo do desenvolvimento dos paradigmas curriculares até os dias de hoje onde, especialmente no cenário nacional, ocorre o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, os Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais a partir dos anos de 1990.

A Educação Inclusiva na Educação Básica Brasileira: breve histórico e fundamentos legais. A questão da diversidade e da diferença. Os diversos paradigmas da relação da sociedade com a questão da diferença. Acessibilidade arquitetônica e curricular. Educação Inclusiva e Projeto Político Pedagógico da escola: a articulação do professor com o Atendimento Educacional Especializado. O acompanhamento de alunos com deficiências (intelectual, auditiva, visual, física e múltipla), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, buscando a melhor qualidade no processo ensino aprendizagem.