Propõe-se estimular a busca por temas e técnicas apropriadas à elaboração de um projeto de pesquisa acadêmico-científico. Além disso, apresenta e busca a compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica.

A disciplina propõe a pesquisa e a reflexão sobre a presença da arte como componente da Educação Básica, particularmente da Educação Infantil.
Aborda a Arte como produto cultural e histórico, relacionado aos processos de ensino/aprendizagem na Educação Infantil.
Propõe também um estudo crítico sobre o Referencial Curricular para a Educação Infantil, tendo como eixos principais as concepções de ação/reflexão do professor, os objetivos apontados, os conteúdos e métodos sugeridos e as formas de avaliação propostas.
Estuda ainda os aspectos lúdicos e suas relações com o ensino aprendizagem da arte e a participação da arte nos projetos educacionais, colocando-os em contexto com as necessidades da Educação Infantil; além das relações entre arte e inclusão, propondo a análise de práticas e metodologias.

A trajetória da infância de acordo com o processo histórico. Os pioneiros da Educação infantil. A trajetória da Educação Infantil no Brasil. A parceria entre escola e família para compreender o desenvolvimento infantil. A importância do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI -Conhecimento de Mundo. A Educação Infantil, a criança, sua identidade e o mundo social.

A disciplina abordará a alfabetização como uma questão conceitual. O processo de Alfabetização face às teorias de desenvolvimento, a abordagem histórica da Alfabetização e do Letramento. A linguagem como sistema simbólico, representativo das interações humanas e a função social da escrita numa sociedade letrada, bem como a formação do professor alfabetizador numa perspectiva de letramento e a articulação teoria e prática no processo de alfabetização.

O Lúdico e a Educação: abordagem teórica e prática. Jogo, desenvolvimento e aprendizagem infantil. Panorama teórico sobre o brincar. Criando um espaço de brincar: o jogo, o brinquedo e a brincadeira - significados, características, classificação. A atividade lúdica e as implicações pedagógicas no cotidiano das instituições de Educação Infantil. O jogo e a brincadeira como processos de crescimento, interação social e inclusão.