Atividades Complementares

A história feita de histórias-o tempo presente e suas realidades. **Conhecimento de outros espaços: princípios para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. **Geografia como parte do contexto dinâmico da globalização **Seleção de material didático e de conteúdos, planejamento, avaliações e atividades: suporte e ferramentas para o estudo das ciências e relações sociais. Suas práticas e estratégias direcionadas aos primeiros anos do ensino fundamental.

O conceito de competência lingüística e as noções de aceitabilidade e gramaticalidade combinam-se às idéias de estética da recepção e da teoria dos gêneros constituindo fundamentos teóricos e metodológicos importantes para um ensino dentro da perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

Concepções da Matemática, caracterização e o papel da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Função social e política da Matemática. Ensino e aprendizagem de número, do sistema decimal de numeração, do número fracionário, a medida e o valor no espaço e no tempo. A ação e o processo que a criança realiza na construção dos conceitos matemáticos. A função da resolução de problemas. Avaliação e auto-avaliação na prática pedagógica do educador matemático. Princípios norteadores. A crítica ao livro didático. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas.

Aborda criticamente os conhecimentos para atuação com arte na educação no Ensino Fundamental, tendo como princípios norteadores as relações entre os aspectos históricos, as metodologias e práticas artísticas e as concepções pedagógicas que constróem os processos educacionais. Propõe o estudo da história do ensino da Arte no Brasil e suas perspectivas atuais, como forma de conscientização para uma prática educacional reflexiva. Propõe uma reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte na Educação, no Ensino Fundamental, tendo como eixos principais as concepções para a ação- reflexão do professor, os conteúdos propostos, os objetivos apontados e as formas de avaliação sugeridas para as áreas de artes visuais, teatro e música. Aborda os estudos multiculturais em relação à arte na educação.

Controvérsias metodológicas dos modelos clássicos da história do ensino de Ciências. Concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino de Ciências. Papel do ensino de Ciências no nível fundamental e inter-relações com os demais componentes curriculares. Uso do laboratório, técnicas e cuidados, utilização de materiais de sucata em experimentos, confecção e uso de materiais didáticos. Utilização de multimeios como recursos facilitadores da aprendizagem. A crítica ao livro didático. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas
O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre o mundo, suas representações sociais, sua experiência no mundo do trabalho, sua cultura. As hipóteses dos alunos no processo de aprender e sobre conhecimento. O texto (oral e escrito) como unidade de significação. Encaminhamentos metodológicos: ler e escrever e a função social da escrita. A questão da letra. A questão da motricidade. O trabalho com o texto. A prática de leitura. A prática de produção de texto. A prática de análise lingüística. As variedades lingüísticas. A avaliação na alfabetização. O ambiente alfabetizador . As práticas de alfabetização de jovens e adultos. Construção e uso dos recursos didáticos. A lógica da inclusão e as práticas emancipadoras na alfabetização de jovens e adultos. A crítica ao livro didático. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planejamento de aulas e atividades práticas.