Atividades Complementares
O conceito de competência lingüística e as noções de aceitabilidade e gramaticalidade combinam-se às idéias de estética da recepção e da teoria dos gêneros constituindo fundamentos teóricos e metodológicos importantes para um ensino dentro da perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.
Aborda criticamente os conhecimentos para atuação com arte na educação no Ensino Fundamental, tendo como princípios norteadores as relações entre os aspectos históricos, as metodologias e práticas artísticas e as concepções pedagógicas que constróem os processos educacionais. Propõe o estudo da história do ensino da Arte no Brasil e suas perspectivas atuais, como forma de conscientização para uma prática educacional reflexiva. Propõe uma reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte na Educação, no Ensino Fundamental, tendo como eixos principais as concepções para a ação- reflexão do professor, os conteúdos propostos, os objetivos apontados e as formas de avaliação sugeridas para as áreas de artes visuais, teatro e música. Aborda os estudos multiculturais em relação à arte na educação.