Diferença entre língua e linguagem; a aquisição da oralidade pela criança; a língua como fator de identidade – lusofonia; linguagem verbal e não-verbal; oralidade e escrita; os diferentes falares; as diferentes linguagens; a língua como poder social e econômico; reflexão e orientação sobre o ensino da língua materna e suas representações orais e escritas.

A disciplina Língua Portuguesa I versa sobre as ciências fonética e fonologia, com ênfase no português brasileiro. Apresenta as principais concepções e o campo de estudo das duas ciências. Destaca as análises realizadas a partir de um sistema sonoro, tanto do ponto de vista fonético quanto fonológico. Partindo de exemplos concretos dos dialetos do Brasil, os conceitos são transmitidos de forma dinâmica e interativa.

Introdução aos conceitos fundamentais da literatura. Abordagem da problemática dos gêneros literários. Estudo dos elementos estruturais do poema, da narrativa e do drama e sua utilização no processo de ensino aprendizagem. Estudo dos principais estilos e períodos literários e de suas características básicas, mediante a análise de autores e de obras representativas da literatura universal. Reflexões sobre o ensino da literatura.