A disciplina apresenta pensamentos básicos da filosofia, indispensáveis para uma visão crítica do modelo de civilização vigente. A partir da análise e discussão das questões e preocupações fundantes das principais chaves do pensamento, estimula-se a formulação de um posicionamento próprio, consciente e crítico em relação aos fundamentos teóricos e práticos do Serviço Social.

Antecedentes históricos e tendencias do Serviço Social. Considerações sobre a natureza do Serviço Social. A necessidade das Ciências Sociais para o Serviço Social. Metodologia do Serviço Social.Campo de atuação do Serviço Social. A trajetória da constituição do Serviço Social a partir do final do século XIX e início do século XX. As transformações sociais e economicas da sociedade e seus rebatimentos na institucionalização do Serviço Social na América Latina e no Brasil.

A disciplina terá como objeto de estudo o texto, aqui entendido como um espaço privilegiado de encontro de dois sujeitos: o autor e o leitor. Por isso, pretende oferecer um instrumental teórico-analítico no que concerne à linguagem (à verbal em particular), a fim de possibilitar a construção de sentido tanto na recepção quanto na produção de textos. Para isso, fará, também, uma revisão de tópicos essenciais para o adequado uso da língua materna. Viagem pelo universo da palavra. Estudo do texto: verbal e não-verbal. Textualização na leitura e da escrita. Organização lógica e coerente do pensamento na produção textual, aspectos lingüísticos e elementos gramaticais no texto. Processo de transfiguração (sublimação) por meio dos diversos tipos de linguagem. Prática textual como exercício de libertação, de democracia e de transformação social. Dialética da (re) criação textual entre os atores da comunicação.

A natureza da estatística. Coleta, apuração e apresentação tabular e gráfico dos dados. Bioestatístiva: principais indicadores (morbimortalidade, recursos, acesso e cobertura das ações e serviços de saúde). Noções básicas sobre cálculo das probabilidades. A estatística social: principais medidores e indicadores do nível de vida. A interrelação indicadores de saúde e níveis de vida. Sistemas de informação como subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de programas e práticas sociais.