Desenvolver a capacidade de entender, aprender como funciona a parte física dos sistemas computacionais. O computador e a visão geral de sistemas computacionais. Do transistor ao digital. Lógica computacional digital e os sistemas numéricos. Arquitetura computacional e operações do hardware. Funções lógicas. Circuitos Combinacionais. Flip-Flops, Registradores e Contadores. Microprocessadores, memórias e unidades de armazenamento. Periféricos.

O curso se propõe a desenvolver a percepção dos alunos para negócios através da Internet, através de elementos fundamentais para a elaboração de um Plano de Negócios para empresas da nova economia. Com um Plano de Negócios a empresa traz confiança aos investidores, aumentando a chance de apoio financeiro e sucesso empresarial. O curso apresenta de modo interativo, os conceitos do comércio virtual, utilizando ferramentas tecnológicas de gestão, auxiliando o desenvolvimento e implementando novas formas de transações comerciais, proporcionando aos alunos conhecimento na elaboração de um Plano de Negócios empregando tecnologias recentes e modelos de negócios on-line, oferecendo oportunidades de negócios neste ambiente corporativo.

A disciplina visa desenvolver a percepção da importância de gerir e administrar a utilização de softwares públicos e livres através dos conhecimentos de todas as características do software adotado. O software público como um bem público e as responsabilidades dos órgãos governamentais. O software livre como base de sustentação para o software público; suas conexões e implicações; conceitos da análise e gestão de requisitos. Custos. Código fonte. Comunidades. Relação entre usuários e fabricantes e suas responsabilidades.

O papel do administrador financeiro e as influências da globalização nos negócios: reflexos e conseqüências. Fundamentos de risco, retorno e valor, Conceito e cálculo de valor futuro e valor presente, Análise e avaliação econômica e financeira da empresa. Análise do ponto de equilíbrio Operacional, PEO, PEG, PEE, PEC, PEF I, PEF II. Previsão, orçamento e fluxo de caixa. Administração do capital de giro, de caixa e de contas a receber.

A sociedade digital. O Direito Digital e suas denominações. O Direito Digital e suas relações com os direitos constitucionalmente garantidos (intimidade, privacidade, informação e livre expressão). Comércio eletrônico e os provedores de serviços e de conteúdo. Direito autoral. Identidade digital. O Código Civil e o Direito Digital (responsabilidade civil e contratos). O Direito Penal, o Direito do Trabalho e o Direito do Consumidor nas suas relações com o Direito Digital. Ética Digital.