Introduzir a importância e necessidades de uma governança em TI dentro da uma empresa. Modelos de governança de TI. Balanced Scorecard. Normas técnicas: ISO, BSI, ABNT. COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology). ITIL. Six Sigma.

A disciplina visa desenvolver a percepção da importância em saber administrar ambientes informatizados que utilizam softwares distintos. Aprender a utilizar os conhecimentos de todas as características de softwares livre na gestão do ambiente informatizado. Custos, aquisição, código fonte, relação entre usuários e fabricantes, materiais de apoio, comunidades e prestadores de serviço. Moodle, Linux, Apache e outros.

Estudo de Qualidade-Custo-Tempo. Tarefas não redundantes, redução de custos e satisfação dos clientes ou usuário. Estudo do Service Support. Gerenciamento de problemas, mudanças, liberações e configurações. Estudo do Service Delivery. Service Level Management (Serviço Gerência); Capacity Management (Gerência de Capacidade); Contingency Planning (Planejamento de Contingência); Availability Management (Gerência de Disponibilidade); IT Financial Management (Gerência Financeira).

Desenvolver a capacidade de entender, aprender e operar Sistemas de Informação para a Gestão da Informação e dos Negócios baseados e dependentes de informação. Como ligar pessoas, organização e tecnologia por meio de Sistemas de Informação em direção a uma (ou mais) solução organizacional em busca de melhor desempenho. Sistemas de Informação: conceitos e definições. Gerenciamento de Dados. Aplicações Organizacionais. Sistemas Corporativos. Sistemas de Informação Globais e Interorganizacionais. Gestão do Conhecimento. Inteligência do Negócio e Gestão de Desempenho. Sistemas Inteligentes de Suporte à Decisão. Estratégia e Planejamento de TI. Segurança. Inovação e Competitividade e Inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento.

Para gerir WEBSITES devemos adquirir conhecimento para o desenvolvimento de sites que atendam as demandas tecnológicas e gerenciais no mundo e-comerce. A gestão para tal tarefa demanda conhecimento específico e especializado, tais como: Infra-estrutura na Internet, Intranet, WWW e páginas WEB; estrutura e montagens de páginas com HTML, Objetos, Javascript; segurança de dados em rede.

Dada a característica peculiar do curso de tecnólogo o projeto integrado visa a elaboração, por parte dos educandos, de propostas de planejamento, elaboração e intervenção estratégica em TI, com base nos conhecimentos construídos nos diferentes componentes curriculares estudados. Serão considerados os seguintes aspectos: relevância no tema escolhido, problematização adequada pautada em diagnósticos e análises, interdisciplinaridade a ser adotada, integração de conhecimentos, compreensão dos conceitos estudados e capacidade de estabelecer etapas e cronogramas.