O uso da Internet na criação de textos colaborativos, a linguagem dos quadrinhos, os atuais livros que as crianças e os adolescentes estão lendo . As práticas do uso de estratégias de RPG para aquisição do conhecimento literário e do gosto pela leitura, a interatividade entre leitor e produtor de texto.

Morfologia – Gramática e recursos gramaticais. Estudo das classes de palavras. Morfologia flexional, nominal e verbal. Estrutura e processos de formação das palavras e a importância do processo na comunicação e na inserção social; a língua como poder social e econômico; reflexão e orientação sobre o ensino da língua materna e suas representações orais e escritas.

A disciplina terá como objeto de estudo as manifestações literárias produzidas em Portugal da Idade Média a meados da Idade Moderna. Por isso, pretende oferecer um instrumental teórico-analítico-crítico no que concerne aos aspectos históricos, econômicos, sociais e, sobretudo, culturais, a fim de possibilitar a contextualização adequada dos autores dos diferentes períodos e das obras estudadas.

A influência da língua inglesa no contexto sociocultural brasileiro. Fundamentos da gramática. Introdução à compreensão e à produção escrita em nível básico, estratégias de leitura e de vocabulário.