Nesse curso iremos introduzir o aluno no campo da Ciência do Direito. Fornecer noções dos processos sociais de adaptação. Indicar as fontes do Direito, bem como os ramos do Direito Público e Privado. Apresentar a busca dos direitos e garantias individuais e coletivos. Interligar o Direito Civil com o Direito Empresarial. Abordar de forma genérica títulos de crédito. Fornecer uma visão do Código de Ética do profissional em Administração. Noções de Ética como ciência do comportamento humano.

Este curso pretende propiciar o conhecimento das novas tecnologias de comunicação empresarial, a fim de que o aluno possa dominar conceitos de produção, difusão e veiculação de mensagens destinadas aos públicos interno e externo de uma organização, visando à construção de uma imagem positiva da instituição, garantindo, ainda, competência técnica de planejamento e execução de materiais de divulgação, tendo em vista a abertura de canais junto à mídia impressa e eletrônica. Pretende, também, habilitar o aluno a desenvolver habilidades básicas de comunicação e expressão oral e escrita; aplicar essas habilidades dentro e fora das organizações e entender o fluxo das informações nas organizações.

O papel do administrador financeiro e as influências da globalização nos negócios estudando seus reflexos e conseqüências tanto nas atividades empresariais como dos administradores.

Fundamentos de risco, retorno e valor, Conceito e cálculo de valor futuro e valor presente, Análise e avaliação econômica e financeira da empresa, Análise vertical e horizontal, Análise dos indicadores de liquidez, rentabilidade, endividamento e de lucratividade.

Limitações das análises por índices, Análise do ponto de equilíbrio Operacional, PEO, PEG, PEE, PEC, PEF I, PEF II, Previsão, orçamento e fluxo de caixa, Administração do capital de giro, Administração de caixa, Administração de contas a receber.

Decisões de investimentos em períodos de incerteza, Modelo de precificação CAPM, Fontes de recurso a curto e longo prazo, Alavancagem Operacional, financeira e combinada, Custo de Capital, Estrutura de Capital, Política de Dividendos, Noções Básicas de administração de Carteiras (portifólios).

Capacitar o aluno ao entendimento das diversas teorias que constituem a administração, seus processos de evolução, suas contribuições ao sistema produtivo e as experimentações que auxiliaram a fixação das teorias.

Nesse curso procuramos desenvolver a capacidade de utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, aliando conhecimentos da Matemática Financeira com outras disciplinas, levando-se em consideração o que ocorre no mercado financeiro. Visa, também, auxiliar o futuro profissional a tomar decisões com flexibilidade e adaptabilidade em situações que envolvem o sistema monetário.

Introduzir o aluno na linguagem matemática e apresentar modelos e técnicas aplicadas a situações de Negócios e Economia. Possibilitar ao aluno o enfrentamento de situações-problema na matemática e o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Facilitar o uso da informática na aprendizagem de conceitos matemáticos. Destacar os aspectos de tomada de decisão envolvidos na resolução de problemas matemáticos. Entender o alcance e as limitações da abordagem matemática na resolução de problemas das áreas de Economia e Negócios.

Apresentação dos conceitos e princípios básicos da gestão empreendedora. Abordar o conceito de gestão, o papel do gestor, o empreendedor e as dimensões da capacidade empreendedora, as tendências do mundo atual, as empresas como sistemas, as variáveis do ambiente geral e específico e o plano de negócios.

Escassez, escolha e especialização. A questão das análises iniciais microeconômicas: demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. A mensuração da atividade econômica: o produto, a renda e sua distribuição. Inflação. Sistema Financeiro: moeda, bancos e política monetária. Setor Externo da Economia: balanço de pagamentos e taxa de câmbio.