Sintaxe: Conceituação e objetivo. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Frase, oração e período. Termos da oração. Análise do período composto. Transformações em frases simples, compostas e complexas. Aspectos do ensino de análise sintática de acordo com as propostas dos PCN.

Abordagem da Literatura Brasileira. Das origens ao Pré-romantismo: condicionamentos históricos e sociais, princípios estéticos e ideológicos e suas realizações nos autores mais representativos. Leitura e análise de obras mais significativas desses períodos e reflexão sobre sua utilização no ensino fundamental e médio.

Estudo teórico e prático da realidade da escola e da sala de aula, com foco em atividades de observação e reconhecimento das condições de ensino e aprendizagem da língua materna, de língua estrangeira e suas respectivas literaturas. Reflexão sobre dados observados e desenvolvimento orientado de projeto de prática de ensino direcionado aos objetivos, questões problemas identificados.

Lengua Española II

Desarrollo de La competencia lingüística en español es el enfoque principal de esta asignatura. Adquisición de estructuras básicas de La lengua por medio de estudio gramatical, lexical, ortográfico. Énfasis en la comprensión de textos y diálogos diversos pensados en la vida cotidiana. Estudio de textos y vídeos auténticos.
Fundamentos da gramática. Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita em nível pré-intermediário. Estratégias de leitura e de vocabulário.

A disciplina apresenta o contexto histórico, características e escritores dos seguintes períodos literários brasileiros:

  • Romantismo
  • Realismo
  • Naturalismo
  • Parnasianismo
  • Simbolismo

Além disso, fundamenta e analisa as relações entre essas literaturas, através de análise de obras mais representativas desses períodos.