O objetivo de estudo da Geologia é a Terra, a partir da formação do Universo, do Sistema Solar e de seus planetas, com base em sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história, os quais direta ou indiretamente influenciam nossas vidas, tendo um papel marcante e decisivo no uso e ocupação do espaço e no aproveitamento de seus recursos naturais para as presentes e futuras gerações. Já a Paleontologia é a ciência que estuda evidências da vida pré-histórica preservada nos fósseis e, a partir daí, tenta elucidar não apenas o seu significado evolutivo e temporal, mas também sua aplicação na busca do conhecimento dos recursos naturais (minerais e energéticos) existentes.

Esta disciplina será desenvolvida a partir de uma abordagem conceitual dentro de uma perspectiva ecológica, relacionando o meio natural, o meio rural, o meio urbano, buscando dessa forma favorecer uma análise crítica dos problemas ambientais locais; a Educação Ambiental (EA) nos currículos escolares (ensino fundamental e médio e na educação não-formal); a Agenda 21 e a sua importância na Educação Ambiental; técnicas e metodologia em Educação Ambiental.

A disciplina de Biofísica visa fornecer subsídios à compreensão dos fenômenos biológicos que envolvem processos físicos, como a visão, a ecolocalização, o impulso nervoso, dentre outros. Caracterizar os processos biofísicos é vital para uma melhor compreensão da biologia, essencial à formação de professores altamente qualificados no mundo moderno. A interação entre as duas disciplinas se dá de forma específica e gradual, fornecendo a base lógica para a ocorrência dos fenômenos físicos que ocorrem nos seres vivos.

As principais características do sistema imunológico, tecidos, células. Informações e conhecimento relacionados: Origem e evolução da célula procariota. Posição sistemática dos microorganismos. Bactérias. Fungos. Vírus. Controle do crescimento microbiano. Importância dos microrganismos. Parasitismo: relação parasita-hospedeiro. Protozoários parasíticos, Helmintos parasitas (Platyhelminthes, Nemathelminthes), Artrópodes transmissores e causadores de doença, Insetos (Insecta/Hexapoda), Carrapatos e Ácaros (Arachnida).

A disciplina de Biologia Molecular tem como objetivo caracterizar a estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos, sua biossíntese e seu modo de ação por meio das proteínas. A regulação da biossíntese de proteínas também é focada na disciplina, tanto de procariotos como de eucariotos. A disciplina também destaca os conteúdos de genômica, mutação e o reparo de mutações no material genético.

Ambiente de orientação do TCC 2