A sociologia como ciência e seu objeto. Os métodos sociológicos. Os contextos históricos do aparecimento da sociologia. Conceitos sociológicos fundamentais. A vida em sociedade e os elementos básicos do convívio social. As formações sociais: a sociedade capitalista, estrutura e funcionamento. As formas de contexto social e os movimentos sociais.

A disciplina apresenta as principais tradições de pensamento que consolidaram a Antropologia enquanto ciência e marco teórico dentro das ciências sociais. Propicia a reflexão teórica e metodológica sobre conceitos fundamentais da antropologia social britânica, do culturalismo norte-americano e do estruturalismo francês por meio do estudo de autores fundamentais e de conceitos como os de cultura, sociedade, função, estrutura e símbolo. Ao mesmo tempo, o programa de aulas estabelece diálogo com temas atuais como a diversidade cultural, as relações de poder, as religiões, as relações dos homens com o mundo natural, indicando a vitalidade dos clássicos para pensar o mundo atual.

Estudo dos aspectos formadores da política: poder, dominação, autoridade, legitimidade, regime, Estado, governo e sistemas políticos clássicos.

Aprofundamento na leitura de textos sociológicos. As condições de surgimento da Sociologia como ciência. O pensamento social e as correntes interpretativas clássicas. Os princípios constitutivos dos sistemas sociais: integração e contradição. Estrutura de classes sociais e os conflitos sociais. Ideologia e movimentos sociais.