O pensamento econômico de Adam Smith, Karl Marx e John M. Keynes. Os tipos de desemprego e como as diferentes correntes de pensamento econômico os analisam. A função da moeda no sistema econômico. A dinâmica atual do capitalismo na fase conhecida como globalização.

Tomando como referencial o advento da globalização capitalista e a conseqüente crise dos paradigmas sociológicos clássicos de interpretação da realidade social, o curso pretende discorrer e analisar os debates da sociologia contemporânea, voltados para identificar e compreender as transformações nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais impostas pelo avanço da sociedade capitalista em sua fase atual. 

Dando continuidade à formação em teoria antropológica, a disciplina apresenta os desdobramentos teóricos das principais tradições de pensamento da Antropologia. Desse modo, familiariza o aluno com autores, temas e questões que se tornaram referência na Antropologia a partir da década de 1970. Tais debates acompanham a preocupação contemporânea em problematizar assuntos clássicos ou de se debruçar sobre temas atuais.