As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades, conhecimentos e competências dos alunos.

Estudo dos princípios epistemológicos sobre o processo de ensino-aprendizagem com ênfase na metodologia da Geografia. Reflexão sobre a interação do aluno com seu espaço vivido partindo da discussão  da escala local. Estudo sobre a Cartografia Escolar. Desenvolvimento de habilidades para a prática docente nas séries finais do ensino fundamental. Aplicação dos conhecimentos de didática e sua relação entre a teoria e a prática. 

 

Estudo da produção do espaço associada à dinâmica industrial do Brasil e do Mundo. Análise do modo de produção capitalista e da evolução dos meios e da forma de produção industrial. Identificação na paisagem local da relação entre a urbanização e a industrialização.

 

Análise do processo de urbanização e sua vinculação com a industrialização. Estudo da formação e expansão dos espaços urbanos e das redes geográficas. Análise dos processos de metropolização e de segregação socioespacial no Brasil e no mudo.  Situações práticas através de pesquisa da realidade local, buscando caracterizações, análises e tendências das condições sociais, econômicas, culturais e naturais dos espaços urbanos da região.

Ciclo hidrológico. Águas atmosféricas, oceânicas e continentais. Recurso hídrico, fonte de energia, conflitos dos usos e desafios para a conservação.


Paisagem e Geografia das dinâmicas da natureza no Brasil. Domínios Morfoclimáticos.  Organização do espaço brasileiro e transformações ambientais. Fontes de energia.