A organização espacial dos continentes: a regionalidade planetária. Organização espacial do mundo desenvolvido e do mundo subdesenvolvido. A diferenciação cultural do espaço terrestre nas regiões européias, americanas, asiáticas, o mundo árabe, africano e o mundo oceânico. A diferenciação bioclimática do planeta e as principais características do espaço intertropical, as regiões das latitudes médias, as regiões de clima desérticos e polares.

Estudo das grandes formações biológicas do globo evidenciando os fatores condicionantes e as relações e interdependência de tais formações. Análise das relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem, enfatizando as modificações ensejadas pelas atividades do homem, comandadas pelos sistemas econômicos. Vivências biogeográficas regionais no contexto holístico. Elaboração de trabalhos práticos.

Ambiente de orientação do TCC 2

A formação do espaço denominado América Latina está dentro de um contexto histórico que surge após as duas grandes guerras mundiais, em novo cenário, onde outras nações, não européias, surgem como pólo econômico e de poder. Dentre elas, os Estados Unidos da América. Esse processo desencadeará a reorganização do capitalismo e do socialismo em escala mundial. O mundo bipolarizado fomentará o capitalismo nas nações aliadas aos EUA e o que provocará uma crescente dependência destas a esta nova potência mundial. A globalização se fortalece com a hegemonia norte-americana e o fosso ente países ricos e pobres se acentua.