Introdução ao pensamento e conceitos filosóficos e sua relação com a Educação. História do pensamento pedagógico em suas relações com as dimensões política, ética e epistemológica. História e Filosofia da Educação no Brasil.

Estudo das Tecnologias de Comunicação (TIC) aplicados à Educação. Análise das linguagens de comunicação ligadas ao sistema de hipermídia que pode ser usada como comunidades virtuais para aprendizagem.

A relação entre Psicologia, Psicologia da Educação e Educação. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem em diferentes teorias. Desenvolvimento humano durante a infância, adolescência e vida adulta. Estudos da área de Psicologia que se referem a fatores que possam contribuir para a melhoria da prática pedagógica.

A disciplina contribui com o seu referencial teórico e empírico para a interpretação e reflexão da educação, da sociedade e da escola, no contexto da realidade brasileira. Explica as relações sociais, na sociedade capitalista: desigualdade e exclusão social. Analisa a função da escola como prática social numa sociedade multicultural e o papel do educador como mobilizador na construção da cidadania.

A disciplina fundamenta e analisa as políticas sociais e educacionais a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da LDB, enfatizando o papel desse Estado na elaboração das políticas atuais. Destaca a descentralização na Educação Brasileira e sua organização. Estabelece com os textos legais uma relação prática encontrada na realidade atual na organização da Educação Básica.

A disciplina trata da deficiência auditiva, suas causas e diagnóstico. No âmbito educacional, trata da estimulação necessária para valorização do aprendizado, do processo da alfabetização, da educação chegando até a capacitação profissional.

A ressignificação da Didática e sua importância na formação de professores diante das novas exigências. A complexidade do processo de ensino e compreensão da prática pedagógica como prática social. Identidade, saberes e profissão docente. O ensino e suas relações complexas - processos de ensinagem. Planejamento como ato político-pedagógico. Plano de curso, plano de aula como projeto de ensino-aprendizagem.

Pretende-se oferecer ao estudante uma oportunidade de reflexão sobre as concepções sociais culturais de cada período histórico relacionando-os com a educação, como forma de compreender a educação atual e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional mais voltado para a realidade brasileira, contribuindo para a formação de educandos.

Propõe-se a estimular a reflexão filosófica como atitude crítica e de pesquisa bem como a de colaborar para a construção e a explicitação dos conceitos referentes às diversas escolas filosóficas dentro dos tópicos concernentes à Educação.

Avaliação educacional: fundamentos teóricos. As principais tendências e perspectivas da avaliação, presentes na educação brasileira. Avaliação institucional como avaliação interna da escola e externa, pelo sistema com exercício de práticas.