A disciplina busca o contato da Química com a Física. Para isto serão abordadas diversas áreas da Física: Mecânica, Termologia, Ondas Sonoras, Óptica, Eletromagnetismo. Esta é uma forma de mostrar uma aplicação aos vários conceitos aprendidos.

A elaboração deste material tem por objetivos a investigação de conceitos em Teoria da Comunicação, com foco em comunicação não verbal, especialmente a artística, bem como o estudo de Teorias da Emissão e Recepção de Mensagens, relacionando tais concepções às formas artísticas. E, ainda, a pesquisa das relações existentes entre comunicação e produções artísticas em relação aos períodos históricos e às estéticas vigentes, junto à análise de mensagens artísticas partindo da aplicação dos conceitos das Teorias da Comunicação.

Reflexão filosófica acerca do conhecimento científico. História dos critérios de cientificidade.

A disciplina de bioquímica visa integrar os conteúdos de biologia e química, estudando a estrutura das biomoléculas e suas interações. Com as propriedades de cada biomolécula reconhecida, torna-se mais fácil a compreensão das reações que mantêm os organismos vivos. Por meio do estudo da bioenergética podemos compreender como a energia é convertida em energia química, mantendo viáveis as reações bioquímicas que não aconteceriam espontaneamente, o que gera ordem e promove a vida.

Esta disciplina aborda os conceitos de Integral, seqüências e séries, as superfícies no espaço, coordenadas polares, cilíndricas e esféricas e aplicações.

Estrutura atômica como apoio para estudo das ligações químicas e das reações químicas; Sistema internacional de unidades; Estequiometria; Tabela periódica, propriedades de soluções. Ligação química oxi-redução. Funções Inorgânicas. Estrutura e propriedades do carbono; Estrutura e nomenclatura de compostos orgânicos.

Números Reais e Funções; Limites e Continuidade; Derivadas; Regras de Derivação; Integrais Indefinidas; Integrais Definidas.